Mudança

 

A estrutura da nossa psique humana nos exige o desenvolvimento da habilidade da escuta interna, que ainda pouco alcançamos.  Escutar a vida, observar oportunidades, perceber o livre fluxo da energia da vida e o que ela quer de nós, são atividades inteligentes. Escutar a vida é também dar valor às capacidades de intuir e sentir; condições que temos encostado e rebaixado diante do pensar e do ter. Quando algum obstáculo nos obriga ao processamento da mudança, são inúmeros os ataques mentais derrotistas que procuram nos alcançar, pois nosso inconsciente, ainda alimentado pela crença do acúmulo, quer sempre o sentimento de ganho e não aceita as perdas. Entretanto, mudar é sempre perder algo, alguém ou alguma experiência… e necessitamos aprender a valorizar as perdas, diante da vida que nos impulsiona ao crescimento através das perdas e dos ganhos.

 Afinal, tudo é crescimento e este é quem deve ser o protagonista.

O crescimento interno será o protagonista quando aceitarmos as perdas com gratidão, maturidade e sentimento de certeza da perda em si. Aceitar a perda em si é uma arte que contempla a sabedoria de viver. É também ouvir a intuição, sentir que a certeza da perda é o caminho do crescimento e aceitar a mudança.

 Valorizar o crescimento é confiar no movimento de mudança, e usufruir das perdas e dos ganhos inerentes à mesma.

Intuir a necessidade de mudar é soltar a interpretação da realidade baseada somente em ganhos.

O modelo moderno e narcisista de ego, atualmente quer sempre ganhar, e sabemos que onde não há atuação de opostos não há equilíbrio. Então, perder faz parte da natureza da vida e penetra somente egos capazes de enfrentar o movimento da vida.

Perdas e ganhos

Sol e lua

Yin e yang

Podemos sentir o chamado da mudança interior, que vive em nossas almas; devemos escutar a vida, valorizar a intuição, e aprender a conviver com as perdas, no desenvolvimento do sentimento de gratidão ao crescimento, sem medo, sem culpa.

O universo em sua imensa adesão ao propósito do crescimento, nos oferece oportunidades de mudança todos os dias. Que saibamos ouvi-las e obedecer ao chamado interno!