Mudança

 

A estrutura da nossa psique humana nos exige o desenvolvimento da habilidade da escuta interna, que ainda pouco alcançamos.  Escutar a vida, observar oportunidades, perceber o livre fluxo da energia da vida e o que ela quer de nós, são atividades inteligentes. Escutar a vida é também dar valor às capacidades de intuir e sentir; condições que temos encostado e rebaixado diante do pensar e do ter. Quando algum obstáculo nos obriga ao processamento da mudança, são inúmeros os ataques mentais derrotistas que procuram nos alcançar, pois nosso inconsciente, ainda alimentado pela crença do acúmulo, quer sempre o sentimento de ganho e não aceita as perdas. Entretanto, mudar é sempre perder algo, alguém ou alguma experiência… e necessitamos aprender a valorizar as perdas, diante da vida que nos impulsiona ao crescimento através das perdas e dos ganhos.

 Afinal, tudo é crescimento e este é quem deve ser o protagonista.

O crescimento interno será o protagonista quando aceitarmos as perdas com gratidão, maturidade e sentimento de certeza da perda em si. Aceitar a perda em si é uma arte que contempla a sabedoria de viver. É também ouvir a intuição, sentir que a certeza da perda é o caminho do crescimento e aceitar a mudança.

 Valorizar o crescimento é confiar no movimento de mudança, e usufruir das perdas e dos ganhos inerentes à mesma.

Intuir a necessidade de mudar é soltar a interpretação da realidade baseada somente em ganhos.

O modelo moderno e narcisista de ego, atualmente quer sempre ganhar, e sabemos que onde não há atuação de opostos não há equilíbrio. Então, perder faz parte da natureza da vida e penetra somente egos capazes de enfrentar o movimento da vida.

Perdas e ganhos

Sol e lua

Yin e yang

Podemos sentir o chamado da mudança interior, que vive em nossas almas; devemos escutar a vida, valorizar a intuição, e aprender a conviver com as perdas, no desenvolvimento do sentimento de gratidão ao crescimento, sem medo, sem culpa.

O universo em sua imensa adesão ao propósito do crescimento, nos oferece oportunidades de mudança todos os dias. Que saibamos ouvi-las e obedecer ao chamado interno!

 

Your browser is out of date. It has security vulnerabilities and may not display all features on this site and other sites.

Please update your browser using one of modern browsers (Google Chrome, Opera, Firefox, IE 10).

X