Suplementação ou Nutracêuticos

Sobre

  • Alimentos funcionais, multi-funcionais
  • Alimentos que têm capacidade comprovada de trazer benefícios à saúde, como a prevenção e tratamento de doenças.

Os suplementos alimentares complementam a dieta com nutrientes necessários para um bom funcionamento do organismo. Quando bem indicado, a suplementação corrige desequilíbrios moleculares promovendo a saúde.

Os suplementos alimentares servem para complementar a alimentação saudável e não como forma de substituição. Existem suplementos alimentares que contêm todos os nutrientes diários necessários (polivitamínico e minerais), e existem aqueles suplementos que contêm uma quantidade muito maior de proteínas, carboidratos ou outros componentes.

Para tomar os suplementos alimentares sem prejudicar à saúde é importante só tomar o suplemento respeitando o tipo e a dose recomendada pelo profissional porque o excesso de vitaminas ou outras substâncias também podem prejudicar o fígado e os rins, causando intoxicação.

Exemplos

Ómega 3 (DHA e EPA):

Redução e risco de doenças cardiovasculares /Melhora a função cerebral e visual

Pro, pré e simbióticos:

Melhora a função dos intestinos e Reforça a imunidade

Fitostrogénios:

Redução sintomas menopausa  / Melhora a estrutura óssea

Fibras:

Prevenção de câncer

Levedura de Cerveja (Saccharomyces cerevisiae):

Facilita a regeneração da flora bacteriana intestinal, pelo que está especialmente indicada depois de tratamentos antibióticos. Ligeiramente hipoglicemiante, protetor hepático, depurativo.

Zinco

O zinco apresenta ação imunomoduladora e antioxidante. É necessário a numerosas funções imunitárias incluindo a dos linfócitos T. A carência de zinco determina uma involução do timo, a diminuição da hipersensibilidade retardada, uma redução do número de linfócitos T periféricos e uma diminuição da produção de anticorpos.

Selénio

O selénio apresenta atividade antioxidante, imunomoduladora, anticancerogénica e antiaterogénica. A atividade antioxidante deve-se, principalmente, à sua ação na formação e funcionamento da glutatiãoperoxidase selénio-dependente, que elimina os peróxidos do líquido extracelular.

Cartilagem de tubarão

A Cartilagem de Tubarão é rica em proteínas, aminoácidos, cálcio, magnésio, zinco, colagénio, mucopolissacarídeos, sulfato de condroitina, glicosaminoglicanos, e ainda por substâncias não orgânicas como o fosfato de cálcio. Estas substâncias são parte integrante dos condrócitos (células produtoras de cartilagem).

Goji

Excelente fonte de proteína completa, contem 18 aminoácidos diferentes, entre os quais oito essenciais ao nosso organismo, 21 minerais, onde se destacam o zinco, cobre, ferro, cálcio, fósforo e selénio. Tem vitaminas B1, B2, B6 e vitamina E, e também polissacarídeos, que contribuem para a fortificação do sistema imunitário e anti-envelhecimento.

Vitamina A

Vitamina lipossolúvel, podendo ser encontrada no tecido animal sob a forma de retinóides, A vitamina A também está relacionada com o desenvolvimento dos ossos, ação protetora na pele e mucosa, possui função essencial na capacidade funcional dos órgãos do trato reprodutivo, participa do fortalecimento do sistema imunológico.

Vitamina B9

Vitamina hidrossolúvel pertencente ao complexo B que é necessário para numerosas funções do corpo. Entre elas: a síntese e reparação do DNA, divisão e crescimento celular, produção de novas proteínas, formação de hemácias. O folato é importante para a saúde cardiovascular e do sistema nervoso.

Vitamina C

A sua principal função é a hidroxilação do colagénio, a proteína fibrilar que dá resistência aos ossos, dentes, tendões e paredes dos vasos sanguíneos. Além disso, é um poderoso antioxidante, sendo usado para transformar as espécies reativas de oxigénio em formas inertes.

Vitamina E

Vitamina lipossolúvel que apresenta um papel fundamental na proteção do organismo contra os efeitos prejudiciais das espécies reativas de oxigênio (EROS) que são formadas metabolicamente ou encontradas no ambiente. Os danos oxidativos induzidos nas células e tecidos têm sido relacionados com a etiologia de várias doenças e podem ser inibidos pela ação antioxidante dessa vitamina

Cálcio

O cálcio é um mineral essencial que contribui para a manutenção de ossos e dentes normais, para o normal funcionamento muscular e neurotransmissão, para o normal metabolismo produtor de energia, para o normal funcionamento das enzimas digestivas, para a normal coagulação do sangue, para o processo de divisão e especialização celular.

Magnésio

O magnésio é um mineral essencial que contribui para a manutenção de ossos e dentes normais, para o normal funcionamento do sistema nervoso e sistema muscular, para o normal metabolismo produtor de energia, para a síntese normal das proteínas, para o equilíbrio dos eletrólitos, para o processo de divisão celular, para a redução do cansaço e da fadiga

Vitamina D

A vitamina D lipossoluvel, que pode ser sintetizada pela exposição à luz solar. Impede o aparecimento e trata raquitismo, osteoporose pós-menopausa. Previne o risco de aparecimento em quedas e fraturas para pessoas em pessoas com condição de risco para a osteoporose, osteoporose induzida por corticosteroides e osteomalacia. Comprar suplementos à base de vitamina D para pessoas com deficiências no organismo dessa vitamina, pode trazer uma melhora geral na saúde, importantíssima em todo o sistema imunológico.

Lecitina de soja

A lecitina é um tipo de gordura natural obtida durante a produção do óleo de soja, e seus principais benefícios para a saúde são devidos à presença de colina, uma gordura importante para a regulação hormonal, alivia os sintomas da menopausa Os seus fosfolípidos apresentam a propriedade de redução dos níveis do colesterol LDL e são também fonte natural de fósforo orgânico (útil nos casos de debilidade cerebral e física).

 

Your browser is out of date. It has security vulnerabilities and may not display all features on this site and other sites.

Please update your browser using one of modern browsers (Google Chrome, Opera, Firefox, IE 10).

X