Reiki

Significado

Energia Universal (Rei = Universal, Ki = energia)

Reiki é:

  • Um método japonês com um conjunto de técnicas que permitem revitalizar, equilibrar e auxiliar a pessoa no seu processo de cura;
  • É possível de se utilizar em qualquer lugar, altura ou situação;
  • É uma Terapia Complementar, não realiza diagnóstico, não é equiparada às Biomedicinas ou Medicinas Tradicionais;
  • Não exclui as outras medicinas ou terapias, mas pode ampliar suas eficácias;
  • Enquanto prática, tem técnicas de autoajuda com vista ao crescimento pessoal, além da possibilidade de autotratamento.

Para compreendermos o que é o Reiki, temos que compreender que tudo é energia. O Reiki tem uma perspectiva holística sobre o Homem e a realidade que o rodeia e na qual está inserido.

Reiki é uma terapia complementar e integrativa, onde se compreende que um tratamento é realizado através de uma técnica de contacto leve  ou mesmo sem contato (à distancia). Esta técnica visa realinhar o fluxo de energia vital do beneficiado, trazendo o equilíbrio energético ao corpo e uma sensação de bem-estar geral, conforme é ilustrado pela Gale Encyclopedia of Alternative Medicine.

Reiki é também uma terapia profilática, levando o praticante a encontrar o seu equilíbrio vital, auxiliando-o a reagir melhor às condições propícias à doença. É também um excelente suporte para cuidados paliativos. O Reiki tem sido integrado em vários hospitais no Brasil, Estados Unidos, Reino Unido e Espanha, como uma terapêutica complementar. No Hospital de Hartford, o Reiki é definido como uma técnica japonesa de irradiação de energia que também reduz o estresse e provoca relaxamento, que compreende que tudo no Universo é feito de energia e que a mesma flui à nossa volta e dentro de nós.

Os cinco princípios de Reiki

Mikao Usui instituiu cinco princípios, orientadores, para o desenvolvimento interior dos praticantes de Reiki. Podemos encontrar o valor destes cinco princípios em todas as civilizações.

五戒 – GOKAI (Cinco Princípios)

今日たけはKyo dake wa – Só por Hoje,

怒るなIkaruna – Sou Calmo,

心配すな – Shinpaisuna – Confio,

感謝して – Kanshashite – Sou Grato,

業をはけめ – Gyo wo hageme – Trabalho Arduamente,

人に親切に – Hito ni shinsetsu ni – Sou Bondoso

Abaixo seguem os principais símbolos e seus respectivos trabalhos segundo o Mestre Usui:

CHO KU REI

  • Conexão interna
  • Fortalecimento da energia física
  • Limpeza dos chacras
  • Harmonização e alinhamento

SEI REI KI

  • Elimina emoções negativas
  • Filtra informações
  • Acalma o emocional

HON SHA ZE SHO NEN

  • Elimina espaço tempo
  • Acalma a mente
  • Fortalece a informação verdadeira

A história do Reiki

Muitas são as histórias sobre Mikao Usui e sobre como o Reiki apareceu, no entanto, não são as histórias o mais importante. Elas podem nos dar um contexto histórico da época e da pessoa, mas Reiki é algo que se experiencia de forma íntima e profunda.  Mikao Usui nasceu a 15 de Agosto de 1865 na aldeia de Taniai, no Japão, tendo sido um aluno regular e profissionalmente um funcionário do Estado Japonês. Um dia, foi para o monte Kurama, para aperfeiçoar a sua disciplina e após 21 dias começou a sentir Reiki (energia universal) no topo da sua cabeça. Num momento de inspiração, compreendeu um novo método de disciplina energética, o qual aplicou em si, em primeiro lugar, depois, a membros da sua família e, finalmente, em 1922, abriu o primeiro centro de tratamento e ensino de Reiki. Mais informação sobre a história do Reiki podem ser lidas na Tradução do Memorial do Mestre Usui, uma ótima referência sobre a história do Mestre Usui, segundo o Memorial erguido pelos seus alunos.

Os seus ensinamentos passaram para Chujiro Hayashi e deste para Hawayo Takata que levou o Reiki para o Havai, tendo passado para os Estados Unidos, Brasil, Canadá e Europa.

Pressupostos da Terapia Complementar Reiki

A terapia Reiki tem uma perspectiva holística, olha para o homem como um todo, com dimensões físicas, emocionais, mentais e energéticas. Sabemos que o contato do terapeuta ou a sua proximidade propiciam alterações nessas diferentes dimensões, algo que pode ser lido nos estudos realizados pelo Prof. Ricardo Julião Monezi, da Universidade Federal de São Paulo e pelo Prof. Ricardo Rodrigues Garé, da Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia da Universidade de São Paulo.

Formação

Reiki é geralmente ensinado em 3 ou 4 níveis distintos, sendo os diferentes métodos de ensino chamados de “Sistemas”. Qualquer pessoa pode aprender Reiki, desde que esteja disponível para isso, não sendo necessário conhecimentos médicos pois o Reiki não realiza diagnósticos, apenas trabalha no campo da bioenergia, segundo uma perspectiva holística.

Para mais informações, acesse: associacaoportuguesadereiki.com

Faça seu pedido

Faça aqui gratuitamente o pedido de reiki pra você , para alguma outra pessoa ou animal.

 

Your browser is out of date. It has security vulnerabilities and may not display all features on this site and other sites.

Please update your browser using one of modern browsers (Google Chrome, Opera, Firefox, IE 10).

X